O Ciclo PDCA e as suas finanças
- LILIAN CHAVES
- 31 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Imagine seu chefe falando assim na reunião de planejamento estratégico da sua empresa: "Este ano não vamos planejar o orçamento, vamos pagar as contas conforme for entrando o dinheiro". Você sairia da reunião direto para o Linkedin para atualizar o seu currículo, não é? Se você acha que uma empresa deve fazer um planejamento para dar certo, por que não acha que o mesmo valha para suas finanças?
As empresas possuem várias ferramentas que as auxiliam a elaborar um bom planejamento. Essas ferramentas podem ser ajustadas para te ajudar no seu projeto financeiro. Como? Te explico nas linhas abaixo.
Uma ótima ferramenta para planejar suas finanças é o Ciclo PDCA. Trata-se de uma sigla em inglês (como quase tudo em administração) que significa Plan, Do, Check e Act (Planejar, Fazer, Checar e Agir). Vamos explicar cada passo já considerando o seu planejamento financeiro:
Plan (Planejar): Consiste em estabelecer os objetivos do seu planejamento: quitar uma dívida, comprar uma casa ou um carro e por aí vai. Após, você deve planejar as metas - elas são valores quantificáveis que te levarão a atingir seus objetivos. Criar os planos de ações para atingir suas metas.
Do (Fazer): Consiste em implementar planos de ações para atingir seus objetivos e metas.
Check (Checar): Consiste em verificar os resultados alcançados. Os planos que atingiram bons resultados devem ser mantidos, já os que trouxeram resultados ruins devem ser ajustados.
Act (Agir): Consiste em implementar os ajustes necessários para o melhor desempenho do seu planejamento financeiro.
Vamos a um exemplo prático:
Planejar:
Objetivo: Comprar um carro.
Meta1: juntar R$ 10.000, para entrada.
Meta 2: reduzir em 10% os gastos mensais para cobrir a parcela do financiamento.
Plano 1: guardar o PLR e o 13° para a entrada.
Plano 2: pedir comida ao invés de ir ao shopping almoçar nos fins de semana (economiza estacionamento, gorjeta e bebidas - já que beber em casa é bem mais barato) por 6 meses.
Fazer (Do):
Implementar os Planos 1 e 2.
Checar:
Validar se os planos 1 e 2 permitiram atingir as metas propostas e propor correções, ou até mesmo, criar outros planos de ação.
Agir:
Corrigir os itens propostos na checagem. E seguir o planejamento.
O Ciclo PDCA é completo: planeja, implementa, confere o desempenho, ajusta o necessário e implementa de novo até atingir seu objetivo. Vale para uma empresa, vale para suas finanças.






Comentários